No dia 27 de março aconteceu o 7º VINHO COM TI

Indústria 4.0 é tema de Vinho com TI

Também chamada de Quarta Revolução Industrial, a Indústria 4.0 e as suas soluções para processos de produção cada vez mais eficientes, autônomos e customizáveis no Espírito Santo foram abordados na edição de Vinho com TI realizada no dia 27 de março, em Vitória. O Salão da Indústria, no Edifício Findes, reuniu 49 pessoas, de 38 empresas da área de TI.

Já tradicional no calendário do Sindinfo, o evento de integração contou com uma mesa redonda, formada pelo presidente do sindicato, Luciano Raizer Moura; o gerente executivo de Inovação e Tecnologia do Departamento Nacional do Senai, Maurício Prim; e o diretor de Inovação, Tecnologia e Produtividade do Senai e Sesi-ES, Mateus Simões Freitas.

Para Mateus, a escolha do tema e a forma com que foi abordado serviu para posicionar o público sobre o que esperar das principais inovações tecnológicas dos campos de automação, controle e tecnologia da informação. “A temática foi excepcional, sobretudo para um sindicato que tem como alicerce inovação e tecnologia. E não é possível falar em tecnologia sem citar a Quarta Revolução Industrial, nas mudanças de paradigma nos próximos anos. E a lógica criada na mesa redonda foi muito feliz: Luciano trouxe para o debate uma visão de mundo do tema, especialmente Alemanha; o Marcelo falou sobre a questão do ponto de vista brasileiro do potencial dessa nova Indústria; e eu abordei a partir de um olhar local, do Espírito Santo, a respeito sobre como a sociedade capixaba pode estar inserida nesse novo momento, além de citar a atuação do Senai como facilitador nesse acesso.  Meus parabéns ao Sindinfo”, falou.

Já para o presidente do sindicato, debater a Indústria 4.0 é fundamental não apenas para os profissionais de tecnologia, mas para todos. “É um tema que está transformando o mundo. Tenho a honra de desenvolver o meu pós-doutorado sobre esse assunto no Instituto Fraunhofer, na Alemanha, e estou aprendendo com eles muito a respeito de Indústria 4.0.  É algo que representa a transformação digital das fábricas, a criação da ‘fábrica inteligente’, capaz de interagir com a cadeia de suprimentos e com os clientes de maneira autônoma.  Então o Vinho com TI foi um momento muito agradável de troca de informações com os nossos associados”, frisou Luciano Raizer.