Vinho com TI abre espaço para criptomoedas

Ciente do potencial das moedas digitais nas transações comerciais em geral e para o setor de tecnologia nos anos que estão por vir, o Sindinfo promoveu no dia 15 de setembro, durante mais uma edição do Vinho com TI, a palestra “Blockchain, criptomoedas e o futuro das soluções de TI”. O já tradicional evento de integração do setor de tecnologia capixaba contou com 45 participantes, representando 34 empresas. O palestrante foi o empreendedor Fabrício Matos, da startup Mutual.Life. Segundo ele, o debate a respeito do tema não só é saudável como necessário, pois moedas descentralizadas baseadas em Blockchain, como Bitcoin e Ethereum, vieram para ficar. “O mais importante de entendermos nesse momento é que o que chamamos de ‘moeda digital’ é na verdade algo bem mais abrangente. Quando falamos em “moeda” logo nos perguntamos sobre o seu lastro e o que determina seu valor. Mas se tirarmos o foco do valor por um instante, que em geral nesse momento ainda é muito mais especulativo do que fundamentado numa percepção de valor fundamentalista, e passarmos a ver as criptomoedas como uma representação digital da posse de uma informação, que sem depender de qualquer autoridade central pode não só ser verificada de forma online por qualquer um, mas também trocada da mesma forma que Bitcoins são trocados, começamos a enxergar a ponta desse grande iceberg”, explicou.

Matos agradeceu pelo convite feito pelo Sindinfo e falou sobre o sucesso do Vinho com TI em criar um clima de descontração e ao mesmo tempo, abordar assuntos interessantes para o setor de TI. “Foi um prazer enorme compartilhar sobre Blockchain com os empresários capixabas no Vinho com TI, que é um evento fantástico. Sendo associado ao Sindinfo há muitos anos, sempre busco participar desses eventos pois a troca é sempre muito rica. Busquei ser o mais pragmático possível, apresentando as tecnologias, mas ao mesmo tempo sendo um pouco provocativo, pois realmente acredito que vivemos o equivalente ao início da Internet, quando as oportunidades eram únicas. Ideias que se tornarão empresas multibilionárias estão surgindo agora, pois assim como a Internet revolucionou as comunicações, o Blockchain está revolucionando as transações online de bens, direitos e informações sensíveis. O feedback do público foi o melhor possível”, afirmou ele.

Sobre a Mutual.Life

A Mutual.Life é uma opção aos seguros tradicionais, permitindo ao usuário cotizar riscos e ratear indenizações com pessoas/organizações de perfil de risco similar, com mais transparência, flexibilidade, eficiência e sem a inconveniente assimetria da Informação tão presente nos seguros tradicionais. De acordo com Fabrício Matos, o objetivo da Mutual.Life é trazer a economia compartilhada ao mercado de seguros, unindo o mutualismo com a gestão de risco moderna baseada em Inteligência Artificial, tudo com a segurança e transparência do Blockchain.