No dia 25.04, no Café com TI - Fapes anuncia aumenta para R$ 15 milhões os recursos para apoio à Inovação das empresas de TI

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) anunciou a ampliação de R$ 9 para R$ 15 milhões nos recursos destinados à inovação das indústrias capixabas. O anúncio foi feito pelo diretor-presidente da Fundação, Denio Rabello Arantes, durante o Café com TI, evento promovido pelo Sindicato das Empresas de Informática no Espírito Santo (Sindinfo), na Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), no último dia 25 de abril.

A expectativa é a de que os editais estejam abertos ainda no primeiro semestre deste ano nas áreas de capacitação de empresas de TIC para negociação com Fundos de Investimento, Transferência de Tecnologias Habilitadoras da Indústria 4.0 e outras áreas do setor. As empresas que queiram elaborar seus projetos poderão contar com o apoio do Sindinfo, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Espírito Santo (Senai) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O acompanhamento dos processos visa tornar as empresas mais eficazes na formatação dos projetos para ter acesso aos recursos.

"Precisamos de um olhar especial acerca do trabalho desenvolvido na área de tecnologia da informação para que não fiquemos para trás em relação ao resto do mundo. A Fapes precisa se aproximar ainda mais do setor produtivo e, nesse sentido, se voltar para atividades que não sejam desenvolvidas apenas no meio acadêmico", garantiu.

"Quando o governador Renato Casagrande fez o convite para assumir a presidência da Fapes, sabendo que fui reitor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) durante oito anos, transmitiu a tarefa principal de articular o sistema de ciência, tecnologia e inovação do Estado porque sabemos que há instituições e atores que estão mais isolados nesse processo. Por isso, temos que trabalhar com os organismos existentes para criar um ambiente favorável aos negócios e à criação de empresas inovadoras, cenário que nos permitirá avançar em uma nova matriz econômica para o Espírito Santo", avaliou o diretor-presidente da Fapes.

Modernização

Segundo o presidente do Sindinfo, Luciano Raizer, em um futuro próximo, as novas tecnologias da indústria digital 4.0, que se caracteriza pela integração dos processos de produção com o ambiente digital, por meio de novas tecnologias, vão dominar o mercado.

Os investimentos no setor têm o objetivo de modernizar as indústrias, seguindo o modelo das economias mais desenvolvidas do mundo. A incorporação de novas tecnologias digitais pode aumentar a produtividade e promover o crescimento do estado e, consequentemente, do país. Isso explica o motivo pelo qual o setor de TI capixaba recebe um montante expressivo de investimentos como forma de fomentar a Indústria 4.0 e tornar as empresas mais competitivas.

“O desafio é preparar as nossas empresas e o apoio à inovação é essencial nesse processo. Dados da CLP- Liderança Pública - mostram que, em 2018, o ranking da competitividade entre os estados colocou o Espírito Santo em 8º lugar, com um índice de 56,3 na nota geral. Comparada ao ano anterior, a Inovação teve uma sutil melhora, passando de 15.2 para 15.5. Esse resultado não é suficiente para dar suporte às empresas e prepará-las o futuro. Isso explica a grande mobilização por parte dos agentes promotores do desenvolvimento tecnológico e a nossa instituição tem se dedicado a esse propósito”, conclui.

Também fizeram parte do evento: Juliana Gavini, Diretora de Inovação, Tecnologia e Produtividade do Senai, que falou sobre o FindesLab e a empresa Algar – Soluções em Conectividade e TI.

Para as empresas que queiram mais informações sobre os recursos, as apresentações da Fapes  leia mais  e do Senai clique aqui