Empresas de TI, associadas ao Sindinfo, são destaque na 23 Maiores e Melhores Empresas do Espírito Santo 2019.

Alinhado com os últimos estudos sobre o setor de tecnologia da informação (TI), o anuário do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) “200 Melhores Empresas do Espírito Santo de 2019” reforça a tese de expansão do setor.

A 23ª edição do anuário destacou oito empresas de TI, entre as maiores de 2019. O resultado mostra um avanço da receita líquida operacional (ROL) de 18,26%, totalizando um montante de R$ 226,5 milhões.

Os critérios tiveram com base a receita operacional líquida (ROL) e os dados repassados pelas companhias, referente ao exercício 2018. Foram analisadas as informações econômico-financeiras, como a receita operacional líquida, o resultado líquido do exercício, o patrimônio líquido, o número de empregados, a rentabilidade do patrimônio líquido, a liquidez corrente, entre outros.

Neste ano, o setor de TI dobrou a presença entre as melhores empresas e o cenário para os próximos anos é promissor. Segundo pesquisa feita pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), publicado no mês de agosto, os setores ligados à tecnologia terão maior expansão até 2013.

A empresa que apresentou o melhor desempenho no ranking setorial de tecnologia da informação foi a ISH Tecnologia. A empresa apresentou uma alta de 43,5% em seu faturamento, comparado ao desempenho do ano anterior.

As empresas do setor de TI capixaba registram uma alta de 18,3% em sua ROL, números que superam o avanço da Rol das empresas listadas na bolsa de valores brasileira, que apresentaram uma performance de 8,4%, segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom). Destaque para a geração de empregos que ficou no patamar de mais de 6 mil postos de trabalho. Um resultado que fortalece as pesquisas nacionais e internacionais de fortalecimento e crescimento do setor de TI do estado.

O Espírito Santo se destaca, também, quando comparado a média nacional de lucratividade. A maiores empresas de TI do estado exibem uma margem líquida de 5,6%, contra a média de 4,2% apresentada pelas empresas listadas na B3 no último ano.

O Sindicato das Empresas de Informática no Estado do Espírito Santo (Sindinfo), tem direcionado suas ações para desenvolver o setor e colaborar com o desenvolvimento das empresas associadas. Segundo Luciano Raizer, diretor-presidente do Sindinfo, o destaque da associada ISH Tecnologia reflete a dedicação e a superação da empresa perante aos desafios do mercado. “Quando uma empresa que está ligada ao Sindinfo tem esse resultado nos orgulha muito. É reflexo de muito trabalho e seriedade. O nosso setor está em expansão e a ISH, junto com outras empresas destacadas pelo anuário é um exemplo disso”, destaca.

A ISH Tecnologia atua nos segmentos de cibersegurança, infraestrutura crítica e nuvens brindadas tem a honra de ser reconhecida como maior empresa no segmento no estado, fruto de muito esforço de nossos colaboradores e da confiança dos clientes”, destaca Rodrigo Dessaune, CEO da empresa. Rodrigo lembra que novos desafios virão: “A adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é o próximo obstáculo a ser superado, e ao mesmo tempo, coloca a empresa no patamar de grandes empresas internacionais”, conclui.

Com um crescimento expressivo na lucratividade por empregado, a empresa conquista pelo segundo ano a posição de melhor no segmento de TI.

É o segundo ano consecutivo que somos reconhecidos. Isso valida o sentimento que estamos no caminho certo”, relata o diretor-executivo da MD Sistemas, Mário Sander Lima de Moraes. Para manter os resultados obtidos em 2018, a empresa investe no capital humano, na capacitação e no desenvolvimento dos gestores. “Buscamos uma gestão participativa com o foco na produtividade. Manter o controle dos indicadores, com planos de ação efetivos e envolvimento de toda a equipe, talvez tenha sido nossa maior ação durante o ano para mantermos os resultados positivos”, destaca Mário.

Segundo o anuário, outro destaque na área da tecnologia da informação foi a associada (QI)? (QI ao cubo) – Inteligência de Negócios. A empresa garantiu o primeiro lugar na categoria Melhor Empresa para se trabalhar. Os critérios observados foram no tocante ao número de funcionários, ter CNPJ registrado no estado e as práticas culturais da empresa.

Uma grande motivação para continuarmos com o nosso processo de desenvolvimento da empresa. Nosso foco é evoluir na cultura organizacional, isso inclui a sustentabilidade, democracia, e a busca pela excelência nos nossos serviços”, relata Athos Alexandre, Chief digital officer da (QI)3.

Vale destacar que a empresa já havia garantido o sexto lugar, em julho, deste ano, no ranking nacional de Pequenas Empresas, avaliação feita pelas instituições: Great Place to Work (GPTW) e Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

Informações à imprensa: